Meliponicultura - Abelhas nativas sem ferrão
O Brasil detém ainda uma das maiores reservas de matas nativas do mundo. As floradas se sucedem durante todo o ano, nas diferentes regiões. O clima é excelente e propício a uma enorme variedade de abelhas de diferentes gêneros. As árvores nativas do Brasil, em uma proporção que varia de 40% a 90% conforme a região, são polinizadas por abelhas nativas sem ferrão.
Os povos da América desde antes de Colombo, já as conheciam, e as domesticaram. Os nomes com os quais eles as batizaram persistem até hoje na cultura dos povos: Jataí; Irapuá; Tataíra; Uruçu; Jandaira; Gurupú; Manduri; Tiúba e tantas outras.
Em todo o mundo existem mais de 300 espécies já identificadas. Destas, ao redor de 100 correm risco de extinção devido ao desmatamento, a poluição do meio ambiente, e ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Podemos salvá-las se quisermos. Para isto precisamos antes de qualquer coisa ter o conhecimento necessário.
A criação de abelhas sem ferrão é uma atividade que faz bem para qualquer idade, seja como lazer, satisfação pessoal, educação, fonte de renda, alimentação, farmácia caseira, para polinização de plantas nativas ou cultivadas, conservação da natureza, desenvolvimento tecnológico, ou aplicação do conhecimento científico.
Quer ser um produtor meliponicultor ou é e deseja saber mais. Participe de nossas reuniões mensais ou entre em contato.