Sabores e Saberes da Mata: Meles e Frutos Nativos

Um projeto que cultiva a terra, agrega saberes e semeia esperança e prosperidade.

Objetivo Central

Nosso objetivo principal é criar um coletivo de agricultores orgânicos dedicados à preservação das abelhas nativas sem ferrão e ao cultivo de frutos nativos, uma missão que transcende as fronteiras da agricultura e abraça a harmonia com a natureza.

Formação do Coletivo

Imagine-se fazendo parte de uma comunidade de 50 famílias de agricultores orgânicos, unidos por um propósito comum: cultivar espécies nativas, proteger as abelhas sem ferrão e colher os frutos da sociobiodiversidade local.

Capacitação dos Agricultores

Nossos agricultores são cultivadores e guardiões do conhecimento. Eles serão capacitados para o plantio de espécies nativas, criação de abelhas sem ferrão e colheita e beneficiamento de matérias-primas, tornando-se multiplicadores do conhecimento.

Sabedoria da Terra

Nós valorizamos profundamente o conhecimento tradicional dos agricultores sobre frutos nativos e abelhas sem ferrão. Este projeto não apenas os escuta, mas também os celebra, incorporando suas experiências e sabedoria em cada etapa.

Conservação e Preservação

Ao cultivar frutos nativos e proteger as abelhas sem ferrão, estamos desempenhando um papel fundamental na conservação da biodiversidade local, na regeneração florestal e na garantia do abastecimento de água, protegendo assim o nosso legado natural.

Impacto a Longo Prazo

Acreditamos que nossos esforços, a médio e longo prazo, contribuirão significativamente para conservação dos serviços ecossistêmicos que a Floresta Araucária oferece ao meio ambiente e à sociedade. Acreditamos que árvores nativas frutíferas e abelhas sem ferrão são elementos fundamentais para o pulsar da vida de áreas florestais e agrícolas e contribuirão para a geração de renda das comunidades locais. Um legado de sustentabilidade e prosperidade.